sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Presente de russo, não de grego....

Morar em Los Alamos, NM me proporcionou ter contato com diferentes culturas, já que muita gente por lá é de fora dos Estados Unidos e eu frequentava o programa de inglês para estrangeiros (ESL - English as Second Languge).

Frequentar as aulas na University of New Mexico (UNM - Los Alamos) me proporcionou algumas amizades, algumas muito especiais que estarão comigo para sempre: Irina, Aneta e Elizabeth.

Elizabeth era nossa professora de inglês, mesma faixa etária, logo estava integrada no nosso grupo, ia nos nossos encontros  - sexta-feira de manhã, normalmente na casa da Aneta - jogávamos conversa fora enquanto o chá quentinho nos esquentava do frio que fazia do lado de fora.

Aneta, da Polônia, aprendeu a bordar comigo. Um dia foi em casa, viu meus bordados, e perguntou se eu podia ensiná-la. Usei todo meu inglês "the book is on the table", passei um gráfico simples e pequeno para ela aprender, emprestei agulha, passei minhas linhas... e depois de uma semana ela me pediu se eu podia emprestar o gráfico da Árvore (Revista de Paisagens - Figura 01) , pq ela queria tentar fazer aquele! Emprestei... e para meu maior orgulho, ela fez aquele quadro... mandou colocar moldura (que aqui é caríssimo) e está pendurado na parede da sala dela.... ela também não parou mais.... Quando eu me mudei de Los Alamos, NM para Tallahassee, FL, ela já estava começando o seu terceiro quadro!

Irina, da Rússia, também gostava dessa coisa de agulha e tecido e fazia seus projetos em ponto-cruz. Foi ela quem em deu de presente de natal um gráfico russo - a Catedral de São Basílio (Собор Василия Блаженного). Genuinamente russo  - todas as instruções em russo - e a linha não era a linha que normalmente usamos, era uma lã... bem fininha.... até difícil de bordar com ela pq desfiava  - eu adoro bordar com fios longos.

Figura 01: Собор Василия Блаженного (Catedral de São Basílio)
(17 cores, pontos: 180 V x 130 H)

É isso aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário