segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Início...

Cresci em uma família onde sempre o artesanato esteve presente... ou no crochê de minha avó, ou nas tapecarias e corte e costura de minha mãe, ou tricô e crochê de minhas tias. Eu poderia ficar horas e horas só vendo como elas faziam, mas nunca me arrisquei muito na área. Adorava ficar soltando linha para ajudá-las... me sentia parte do projeto.

Quando tinha 10 anos me aventurei no tricô... fiz um par de sapatinhos para um priminho... lógico que com a ajuda de uma prima - a Terezinha - até hoje não sei como aumentar pontos no meio de um trabalho em tricô... aliás.... em tricô... só cachecóis...rs  Cachecóis... isso fica para outra postagem.... rs

Crochê sempre foi uma frustração... canhota... não havia quem me ensinasse (apesar da minha mãe ser canhota também, ela nunca foi amiga de crochê)... ficava só na correntinha... Hoje consegui reverter essa situação... mas também fica para outra postagem... rs

Então veio a febre do ponto-cruz na minha família... era todo mundo com seu bordadinho pra lá...  seu bordadinho pra cá - mãe, tias e irmã - mas nessa época, o ponto-cruz não despertou minha atenção. Hoje penso que essa coisa de barradinhos não me atraiu na época... até hoje, só quadros... não gosto de barradinhos.

Tudo começou quando parei em uma banca de revista e vi uma coleção nova sendo lançada.... eram diversos tipos de bordado, tricô, crochê... e pensei, pq não comprar?... comprei!!

Cheguei em casa e comecei folhear a revista... e fiquei encantada com um quadro em ponto-cruz que havia nela... e decidi tentar fazer... afinal, malemal conseguia passar linha numa agulha.

Cheguei numa loja perto de casa.... comprei pano, agulha, todas as cores de linhas, caixinha para organizar as linhas, plaquinha para enrolar as linhas... e comecei... meio auto-didata... quando tinha alguma dúvida cruel recorria para a minha mãe... mas fui levando.... depois de 1 ano... terminei o meu quadrinho! Escolhi um tecido com ponto muito miudinho.... cansava logo meus olhos ficar bordando... mas ponto a ponto.... insistentemente... conclui o meu primeiro trabalho! Foi o maior orgulho!!!


Figura 01: Idílio à beira-mar
(25 cores, pontos:140 V x 112 H)

É isso aí ! Esse é o meu primeiro quadrinho em ponto-cruz... isso foi em 1999, e desde então não parei mais!

Um comentário:

  1. Irmã!! Que belezinha seu blog... Tão gostoso ler... Dá uma saudade danada de ter você bordando aqui pertinho. Seus quadros estão lindos... que bom que tive a oportunidade de vê-los ao vivo e a cores.

    Bjos, Sil

    ResponderExcluir